Mensagens

Vamos Salvar as Florestas!

DICA: Prefira as facturas electrónicas às de papel!

Utilize a Regra dos 3 R's: Reutilize as embalagens de papel, Recicle o papel e Reduza a utilização de papel.

Sabia que 90% da energia consumida pela sua máquina de lavar é gasta apenas no aquecimento da água? Proteja o ambiente utilizando um detergente que permita lavar a frio, não vai sentir diferença, hoje em dia existem poucos materiais que precisem de ser lavados a quente.

DICA: Quando for passear tome medidas na prevenção de incêncios.

Viva aquí e agora! Caminhe pela floresta, brinque de pique, corra cortando os ventos! Isso é ser feliz! Viva! Claudimar Maia

DICA: Evite gastos desnecessários de papel.

Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.” GreenPeace

DICA: Utilize embalagens ecológicas. Apesar de todas causarem impactos ambientais às embalagens de vidro e de leite são as mais reaproveitáveis.

"Be the change you want to see in the world" Mahatma Gandhi

DICA: Prefira secar as mãos nos secadores em vez dos papéis, nas casas-de-banho públicas. Apesar de gastar energia, o secador é a melhor opção, pois assim você minimiza o derrube de árvores e a fabricação de papel, onde também gastaria energia.

Cuidar
Do ar
Do mar
Da terra
Da mata
Da floresta
Do mundo.
Beatrice Schmitke

Derrubar uma árvore é derrubar uma vida.

A ignorância do homem chega a ser tão grande, que poluem o meio-ambiente e as árvores e esquecem que estão sendo poluídos 2 vezes mais

Caminhe pelo jardim, não inveje a floresta. Claudimar Maia

Se afago a madeira,
afago a árvore.
A floresta persiste
em cada móvel.
Mesas, cadeiras e armários
são árvores amnésicas.
Valter da Rosa Borges

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Onde entrego os meus resíduos?

O seu velho equipamento eléctrico avariou-se?
As pilhas do comando já estão gastas?
Não deite estes produtos no lixo comum. Dê-lhes nova vida. Saiba onde pode entregar os resíduos de:

                          Equipamento Eléctrico e Electrónico
                          Pilhas & Acumuladores


Pela perigosidade que possuem na sua composição, os equipamentos eléctricos em fim de vida deverão ter um destino apropriado, de modo a que tenham um tratamento ambientalmente são.
Todos nós temos um papel fundamental no encaminhamento destes resíduos para o local correcto.
Deste modo, os locais para onde os resíduos de EEE devem ser encaminhados são:

  • Troca do velho pelo novo: sempre que compra um EEE novo, pode entregar o seu EEE antigo, pois o estabelecimento onde realiza a aquisição aceita essa troca, à razão de um por um e com a mesma funcionalidade. Ex: compra um frigorífico novo, pode devolver um frigorifico antigo.
  • Pontos de recolha: Já existem pontos de recolha de EEE em fim de vida, em locais tão acessíveis como grandes superficies comerciais e escolas, onde pode depositar o EEE antigo.
  • Centros de recepção: Locais especificamente concebidos para receberem este tipo de produtos em fim de vida, espalhados por todo o país. Deverá informar-se qual o centro de recepção mais perto da sua área de residência.
Com todas estas soluções, já não existe desculpa para deitar para o lixo comum um EEE em fim de vida. Não se esqueça: todos somos intervenientes e co-responsáveis pelo bom desempenho ambiental de Portugal.

Pela perigosidade que possuem na sua composição, as pilhas e acumuladores portáteis, industriais e para veículos automóveis, deverão ter um destino apropriado, de modo a que tenham um tratamento ambientalmente são.
Todos nós temos um papel fundamental no encaminhamento destes resíduos para o local correcto.
O Decreto Lei 6/2009 prevê, inclusivamente, contra-ordenações para os utilizadores finais de pilhas e acumuladores que não procedam à entrega destes resíduos, nos pontos de recolha selectiva, destinados para o efeito.

Para que possa ficar assegurada a entrega gratuita de pilhas e acumladores portáteis e industriais, por parte dos utilizadores finais, tanto os produtores como os distribuidores de P&A são obrigados a aceitar a devolução dos respectivos resíduos, independentemente da composição química e da sua origem, em recipientes e pontos de recolha destinados para esse efeito.

Os utilizadores finais de baterias e acumuladores de veículos automóveis particulares não comerciais poderão entregá-las, livres de encargos, nos pontos de recolha selectiva, assegurados pelos produtores de P&A.

Com todas estas soluções, já não existe desculpa para deitar para o lixo comum as pilhas e baterias que chegaram ao seu fim de vida. Não se esqueça: todos somos intervenientes e co-responsáveis pelo bom desempenho ambiental de Portugal.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário