Mensagens

Vamos Salvar as Florestas!

DICA: Prefira as facturas electrónicas às de papel!

Utilize a Regra dos 3 R's: Reutilize as embalagens de papel, Recicle o papel e Reduza a utilização de papel.

Sabia que 90% da energia consumida pela sua máquina de lavar é gasta apenas no aquecimento da água? Proteja o ambiente utilizando um detergente que permita lavar a frio, não vai sentir diferença, hoje em dia existem poucos materiais que precisem de ser lavados a quente.

DICA: Quando for passear tome medidas na prevenção de incêncios.

Viva aquí e agora! Caminhe pela floresta, brinque de pique, corra cortando os ventos! Isso é ser feliz! Viva! Claudimar Maia

DICA: Evite gastos desnecessários de papel.

Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.” GreenPeace

DICA: Utilize embalagens ecológicas. Apesar de todas causarem impactos ambientais às embalagens de vidro e de leite são as mais reaproveitáveis.

"Be the change you want to see in the world" Mahatma Gandhi

DICA: Prefira secar as mãos nos secadores em vez dos papéis, nas casas-de-banho públicas. Apesar de gastar energia, o secador é a melhor opção, pois assim você minimiza o derrube de árvores e a fabricação de papel, onde também gastaria energia.

Cuidar
Do ar
Do mar
Da terra
Da mata
Da floresta
Do mundo.
Beatrice Schmitke

Derrubar uma árvore é derrubar uma vida.

A ignorância do homem chega a ser tão grande, que poluem o meio-ambiente e as árvores e esquecem que estão sendo poluídos 2 vezes mais

Caminhe pelo jardim, não inveje a floresta. Claudimar Maia

Se afago a madeira,
afago a árvore.
A floresta persiste
em cada móvel.
Mesas, cadeiras e armários
são árvores amnésicas.
Valter da Rosa Borges

Peddy-Paper

Dia 20 de Outubro, no período da tarde, o projecto "Setembro Verde" organiza um Peddy-Paper dirigido aos alunos das escolas do Concelho de Olhão a se realizar no Parque Natural da Ria Formosa - Quinta de Marim.

Será uma tarde cheia de actividades dinâmicas e divertidas que têm como intuito aproximar os mais jovens dos espaços naturais, sensibilizando-os para a importânica da sua preservação e manutenção.



......................................................................................................

Foi no dia 20, no período da tarde, que o Parque Natural da Ria Formosa recebeu a presença de duas turmas da Escola E.B. 2/3 Dr. Alberto Iria para a realização do Peddy-Paper.

Visivelmente motivados e animados com o que os esperava, os alunos dividiram-se em grupos e após a explicação de algumas regras saíram do ponto de partida em busca das actividades do Peddy-Paper.

O objectivo de cada grupo era passarem por todos os postos existentes espalhados ao longo de um trajecto previamente escolhido dentro da Quinta de Marim e realizarem as actividades que lhes eram pedidas em cada um deles.

Cada grupo estava munido de um mapa com o trajecto e a sinalização dos postos e por um livro que os devia acompanhar do início ao fim da actividade. Nesse mesmo livro os grupos podiam encontrar a identificação dos postos, o nome das actividades e a explicação de cada uma delas.

Foi assim que ao longo de duas horas os grupos foram passando pelos postos com diversas actividades dos mais variados tipos, porém sempre com o objectivo de sensibilizar e promover atitudes ambientalmente correctas. 



No final da actividade, com todos os grupos novamente reunidos no ponto de chegada, a opinião geral era favorável e elogiadora em relação ao Peddy-Paper. Os alunos regressaram à escola com a oferta de um pequeno lanche para ajudar a repôr energias e com a promessa de novas actividades deste tipo.

Em jeito de conclusão do Peddy-Paper agradecemos ao Parque Natural da Ria Formosa - Quinta de Marim a disponibilização do espaço para a realização desta actividade, bem como a colaboração e participação dos alunos e respectivas professoras Teresa Palaré e Sandra Amado (Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Alberto Iria) nesta busca do Setembro Verde em trabalhar de forma lúdica o tema da Sustentabilidade Florestal e, assim, promover a aquisição de conhecimentos e competências associadas à temática.

Sem comentários:

Enviar um comentário