Mensagens

Vamos Salvar as Florestas!

DICA: Prefira as facturas electrónicas às de papel!

Utilize a Regra dos 3 R's: Reutilize as embalagens de papel, Recicle o papel e Reduza a utilização de papel.

Sabia que 90% da energia consumida pela sua máquina de lavar é gasta apenas no aquecimento da água? Proteja o ambiente utilizando um detergente que permita lavar a frio, não vai sentir diferença, hoje em dia existem poucos materiais que precisem de ser lavados a quente.

DICA: Quando for passear tome medidas na prevenção de incêncios.

Viva aquí e agora! Caminhe pela floresta, brinque de pique, corra cortando os ventos! Isso é ser feliz! Viva! Claudimar Maia

DICA: Evite gastos desnecessários de papel.

Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.” GreenPeace

DICA: Utilize embalagens ecológicas. Apesar de todas causarem impactos ambientais às embalagens de vidro e de leite são as mais reaproveitáveis.

"Be the change you want to see in the world" Mahatma Gandhi

DICA: Prefira secar as mãos nos secadores em vez dos papéis, nas casas-de-banho públicas. Apesar de gastar energia, o secador é a melhor opção, pois assim você minimiza o derrube de árvores e a fabricação de papel, onde também gastaria energia.

Cuidar
Do ar
Do mar
Da terra
Da mata
Da floresta
Do mundo.
Beatrice Schmitke

Derrubar uma árvore é derrubar uma vida.

A ignorância do homem chega a ser tão grande, que poluem o meio-ambiente e as árvores e esquecem que estão sendo poluídos 2 vezes mais

Caminhe pelo jardim, não inveje a floresta. Claudimar Maia

Se afago a madeira,
afago a árvore.
A floresta persiste
em cada móvel.
Mesas, cadeiras e armários
são árvores amnésicas.
Valter da Rosa Borges

Concurso de Fotografia



Âmbito e Aplicação

1)O Concurso de Fotografia “Tons de Verde“ é uma das iniciativas que o projecto de Sustentabilidade Florestal “Setembro Verde”, da MOJU, dedica à celebração do Ano Internacional das Florestas, do Ano Europeu do Voluntariado e do Ano Internacional da Juventude.
2)As fotografias devem enquadrar-se nos temas “Impacto Humano na Natureza” e “Respirar ÁR(vor)ES”.
3)O Concurso está aberto a qualquer tendência fotográfica, sem excepção, permitindo assim que se revelem novos valores e novas perspectivas da Fotografia.
4)As provas fotográficas a concurso serão avaliadas pelo júri no fim da segunda quinzena de Outubro.
5)Os resultados serão apresentados dentro de um prazo de 5 dias úteis após deliberação do júri, sendo posteriormente realizada a cerimónia de entrega de prémios em data ainda a anunciar.
6)Todas as informações e documentos necessários para participar no concurso encontram-se disponíveis em http://setembro-verde.blogspot.com/p/concurso-de-fotografia.html. Todos os contactos devem ser realizados através do endereço mojuverde@gmail.com.

Procedimento de Inscrição
1) A inscrição é gratuita.
2) A participação está aberta a todos os interessados, independentemente da idade ou local de residência.
3) Os concorrentes podem apresentar-se individualmente ou em grupo e devem inscrever-se no respectivo escalão :
Escalão A – até aos 18 anos;
Escalão B – a partir  dos 19 anos;
Escalão C – grupos.
4) A inscrição é formalizada pelo preenchimento do formulário online e pelo envio das respectivas fotografias por email. A formalização da inscrição deve estar concluída até ao término do mês Setembro.

Condições de Participação
1) Cada participante pode apresentar até um máximo de 2 fotografias por tema.
2) No email com as fotografias deve apenas constar o nome artístico do participante ou do grupo (sem qualquer menção ao nome verdadeiro de qualquer um dos elementos) e o títulos das respectivas provas fotográficas.
3) As fotografias devem ser apresentadas em suporte digital (não serão aceites fotografias impressas), tendo sido a Ficha de Inscrição previamente preenchida.

Avaliação e Selecção 

1) As fotografias são submetidas ao exame do júri que selecciona um vencedor, um segundo lugar e tantas menções honrosas quantas consideradas pertinentes.
2) O júri dá especial atenção à captação do(s) tema(s) e à capacidade de sensibilização para a temática da Sustentabilidade Florestal.
3) A originalidade da abordagem do assunto e a sua singularidade são igualmente determinantes aquando da selecção final.

Colocação e Prémios 

1) Vencedor – prémio ainda a definir
2)Lugar – prémio ainda a definir
3) Menções Honrosas – prémio ainda a definir
4) Todos os participantes receberão uma pequena lembrança da sua participação. Limitada à disponibilidade dos mesmo em levantar a recordação pessoalmente, seja na cerimónia de entrega de prémios ou directamente na sede da MOJU.

..............................................................................................................
 
O concurso fotográfico "Tons de Verde" lançou à comunidade um desafio: retratar, através de registos fotográficos, a relação entre o Homem e os espaços verdes que o envolvem.

A este desafio, com carácter artístico, responderam diversas pessoas, das mais variadas idades e com os mais diversos estilos fotográficos. O número de fotografias recebido foi considerável e todos os participantes captaram a essência do concurso, frisando a importância da Sustentabilidade Florestal.

Ao júri, composto pelo Presidente da Direcção da MOJU, Luís Tavares, pelo Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Olhão, Eng.º António Camacho e pelo fotográfo profissional Carlos Sousa, coube uma decisão díficil, sendo que os resultados finais foram:

Escalão A (Menores de 18 anos):
- 1.º Lugar: João Henriques
- 2.º Lugar: Daniela Fernandes

Escalão B (Maiores de 18 anos):
- 1.º Lugar: Luís Colaço
- 2.º Lugar: Mário Ribeiro

De referir que para o Escalão C (Grupos) não houve concorrentes.

 Houve ainda espaço para atribuir Menções Honrosas a Rebeca Thais e a Luís Colaço pelo facto das fotografias apresentadas se distinguirem das demais pela sua qualidade e rigor.

Perante a qualidade e quantidade de fotos em concurso, foi realmente imperativo a realização de uma exposição das mesmas. Assim, cada concorrente poderia encontrar uma foto sua ao longo do fim de semana de 5 e 6 de Novembro numa exposição no Centro Comercial Ria Shopping (Olhão). Esta exposição estava inserida nas comemorações do 4.º Aniversário da Associação MOJU.
Foi também durante este fim de semana, mais precisamente no Domingo, dia 6, no final da tarde que o anúncio oficial dos vencedores e a respectiva entrega de prémios foi realizada com a presença de alguns dos participantes, bem como, dos membros do júri.

Exposição das Fotografias a Concurso no C.C. Ria Shopping

Anúncio de vencedores com a presença do Membro da Direcção da MOJU, Nuno António, do Presidente da Direcção da MOJU, Luís Tavares e do Vereador do Pelouro do Ambiente da CMO, Eng.º António Camacho

 
João Henriques, Vencedor do 1.º lugar do Escalão A (Menores de 18 anos), a receber o respectivo certificado de participação e prémio

 Mário Ribeiro, Vencedor do 2.º lugar do Escalão B (Maiores de 18 anos), a receber o respectivo certificado de participação e prémio


A Equipa Técnica do Projecto "Setembro Verde" agradece a todos os participantes do Concurso Fotográfico "Tons de Verde" pela sua envolvência e empenho no mesmo. De igual modo, gostaríamos de expressar o nosso obrigado aos membros que constituíram o jurí pela sua disponibilidade, não só na avaliação das fotos e decisão dos vencedores, bem como na própria cerimónia de entrega de prémios: Luís Tavares, Presidente da Direcção da MOJU; Eng,º António Camacho, Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Olhão; e Carlos Sousa, do Carlos Sousa Fotografia. Também dirigimos um agradecimento especial ao Centro Comercial Ria Shopping de Olhão pela cedência do seu espaço para a realização da exposição e entrega de prémios. A colaboração de todos foi essencial para trabalhar o tema da Sustentabilidade Florestal.