Mensagens

Vamos Salvar as Florestas!

DICA: Prefira as facturas electrónicas às de papel!

Utilize a Regra dos 3 R's: Reutilize as embalagens de papel, Recicle o papel e Reduza a utilização de papel.

Sabia que 90% da energia consumida pela sua máquina de lavar é gasta apenas no aquecimento da água? Proteja o ambiente utilizando um detergente que permita lavar a frio, não vai sentir diferença, hoje em dia existem poucos materiais que precisem de ser lavados a quente.

DICA: Quando for passear tome medidas na prevenção de incêncios.

Viva aquí e agora! Caminhe pela floresta, brinque de pique, corra cortando os ventos! Isso é ser feliz! Viva! Claudimar Maia

DICA: Evite gastos desnecessários de papel.

Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.” GreenPeace

DICA: Utilize embalagens ecológicas. Apesar de todas causarem impactos ambientais às embalagens de vidro e de leite são as mais reaproveitáveis.

"Be the change you want to see in the world" Mahatma Gandhi

DICA: Prefira secar as mãos nos secadores em vez dos papéis, nas casas-de-banho públicas. Apesar de gastar energia, o secador é a melhor opção, pois assim você minimiza o derrube de árvores e a fabricação de papel, onde também gastaria energia.

Cuidar
Do ar
Do mar
Da terra
Da mata
Da floresta
Do mundo.
Beatrice Schmitke

Derrubar uma árvore é derrubar uma vida.

A ignorância do homem chega a ser tão grande, que poluem o meio-ambiente e as árvores e esquecem que estão sendo poluídos 2 vezes mais

Caminhe pelo jardim, não inveje a floresta. Claudimar Maia

Se afago a madeira,
afago a árvore.
A floresta persiste
em cada móvel.
Mesas, cadeiras e armários
são árvores amnésicas.
Valter da Rosa Borges

Gesto de Limpeza


No âmbito do programa “Acções para a Sustentabilidade Florestal” todos os projectos submetidos devem realizar uma acção de limpeza num espaço florestal na sua zona de actuação.

Sendo um repto lançado a nível nacional, a sul, a MOJU - Associação Movimento Juvenil em Olhão - com o projecto "Setembro Verde", procurou ser um elemento activo na mobilização, sensibilização e educação ambiental da população.
 
Neste sentido, recursos humanos foram recrutados, materiais reunidos, redes sociais mobilizadas e a palavra foi posta na rua.

E foi assim que, na solarenga manhã de Sábado, dia 4 de Junho, 98 voluntários munidos de luvas, panamás e sacos de lixo se reuniram na Mata dos Eucaliptos, em Olhão, e formaram uma equipa motivada para o sucesso da iniciativa de limpeza florestal "Gesto de Limpeza".

Esta iniciativa agregou uma população diversificada, contando com a colaboração de um grupo de alunos da Escola Alberto Iria, acompanhados pela respectiva docente, um grupo de utentes e monitores da Associação Existir, para além da restante resposta, a título individual, de jovens e adultos do concelho de Olhão e regiões limítrofes.

Para além da recolha dos resíduos, a iniciativa foi complementada por uma pausa para descanso e alimentação, momento proporcionado pelo Pingo Doce que, para além de prover os kits de limpeza, patrocinou esta acção com a disponibilização de sandes, sumos, águas e outros snacks. Também a Câmara Municipal de Olhão contribuiu com garrafas de água e sacos do lixo.

O momento de lazer e de recriação não foi descurado, ficando a cargo da MOJU oferecer relaxamento, diversão e sensibilização florestal através de actividades, jogos e prémios que, recorrendo a alguns materiais reutilizados e a recursos naturais, primaram pela sua faceta ecológica, sustentável e de baixo impacte ambiental.


No final da manhã, era evidente o sentido de dever cumprido. Todos tinham contribuído e manifestado bastante empenho nesta causa que se revelou um sucesso.

Assim, a organização quis premiar os mais empenhados ou os mais criativos no concurso de slogan e no concurso de fotografia com um vaso com plantas artesanal e retribuir a todos os voluntários com alguns mimos que, em jeito de lembrança do Gesto de Limpeza, adocicaram o dia de todos os envolvidos nesta acção.