Mensagens

Vamos Salvar as Florestas!

DICA: Prefira as facturas electrónicas às de papel!

Utilize a Regra dos 3 R's: Reutilize as embalagens de papel, Recicle o papel e Reduza a utilização de papel.

Sabia que 90% da energia consumida pela sua máquina de lavar é gasta apenas no aquecimento da água? Proteja o ambiente utilizando um detergente que permita lavar a frio, não vai sentir diferença, hoje em dia existem poucos materiais que precisem de ser lavados a quente.

DICA: Quando for passear tome medidas na prevenção de incêncios.

Viva aquí e agora! Caminhe pela floresta, brinque de pique, corra cortando os ventos! Isso é ser feliz! Viva! Claudimar Maia

DICA: Evite gastos desnecessários de papel.

Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.” GreenPeace

DICA: Utilize embalagens ecológicas. Apesar de todas causarem impactos ambientais às embalagens de vidro e de leite são as mais reaproveitáveis.

"Be the change you want to see in the world" Mahatma Gandhi

DICA: Prefira secar as mãos nos secadores em vez dos papéis, nas casas-de-banho públicas. Apesar de gastar energia, o secador é a melhor opção, pois assim você minimiza o derrube de árvores e a fabricação de papel, onde também gastaria energia.

Cuidar
Do ar
Do mar
Da terra
Da mata
Da floresta
Do mundo.
Beatrice Schmitke

Derrubar uma árvore é derrubar uma vida.

A ignorância do homem chega a ser tão grande, que poluem o meio-ambiente e as árvores e esquecem que estão sendo poluídos 2 vezes mais

Caminhe pelo jardim, não inveje a floresta. Claudimar Maia

Se afago a madeira,
afago a árvore.
A floresta persiste
em cada móvel.
Mesas, cadeiras e armários
são árvores amnésicas.
Valter da Rosa Borges

Noite dos Investigadores

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é, tal como o próprio nome indica, uma iniciativa promovida a nível europeu pela Comissão Europeia, pelo 7º Programa-Quadro e pela Marie Curie Action e que permite a cientistas e ao público em geral conviverem num ambiente descontraído, fomentando a troca de ideias e experiências e dando a conhecer o quotidiano profissional e pessoal dos cientistas e investigadores.
 
Por outro lado, pretende também suscitar a curiosidade dos jovens pela ciência e pelos vários métodos de investigação e demonstrar que a ciência não é tão complicada como habitualmente se julga. 
 
Através da realização de actividades que constituem uma boa alternativa ao típico programa de noite de sexta-feira, procura-se criar um ambiente propício à interacção entre a comunidade científica e o público, sejam jovens com interesse em seguir uma carreira na área, crianças e adultos curiosos, professores que procuram dinamizar as suas aulas, ou qualquer outra pessoa em busca de uma noite diferente. 
 
Neste ano de 2011, a Noite Europeia dos Investigadores marca regresso dia 23 de Setembro e Portugal participa mais uma vez nesta iniciativa que une toda a Europa. 
 
A NEI será comemorada por todo o país, contando com a participação de várias Instituições e Centros Ciência. 
 
No Algarve, o Centro Ciência Viva de Tavira e o Ria Shopping aliaram-se, pela 3ª vez, para criar em Olhão um espaço onde se comemora a Noite Europeia dos Investigadores através de diferentes actividades como exposições, teatro, música, tertúlias e debates.

 
E pela primeira vez, num dos espaços dos expositores, encontrar-se-à a MOJU - Associação Movimento Juvenil em Olhão - com a dinamização do seu projecto de sustentabilidade florestal "Setembro Verde". 
 
Neste stand estarão disponíveis ao público diferentes postos, uns com exposições de experiências, outros com um apalpário florestal, e ainda oficinas de reciclagem, projecções de filmes e actividades lúdico-pedagógicas de sensibilização ambiental. 
 
Haverá também distribuição de material de divulgação do projecto e de sensibilização ambiental. 
 
Com este stand a MOJU pretende através do dinamismo, informalidade e diversão alertar toda a comunidade para a importância da preservação dos espaços florestais e conservação da natureza numa época em que a saúde do nosso ambiente se encontra cada vez mais frágil.
................................................................................................................

A participação da MOJU na Noite dos Investigadores'11 foi um autêntico sucesso. Durante todo o dia o stand recebeu a visita de turmas de várias escolas do Concelho de Olhão e a partir do início da noite foi a vez dos pais e filhos virem espreitar aquilo que tinhamos para oferecer.

Com cantinhos pensados em todas as idades e sempre com os objectivos do Projecto "Setembro Verde" como pano de fundo, foi possível oferecer a todos que passaram pelo stand momentos de diversão e de aprendizagem.

Stand da MOJU, dedicado à temática do Ambiente e da Sustentabilidade Florestal

 Cantinho das Experiências: O Efeito de Factores Externos na Germinação e Crescimento das Plantas

 Cantinho das Experiências: Como funcionam as Plantas (coloração de cravos através da coloração da água com corante alimentar)

Cantinho da Reciclagem.
(Aqui fizeram-se verdadeiras obras-primas como relvinhas, vasos, cápsulas com sementes e candelabros, recorrendo sempre a materiais reciclados)

Apalpário florestal
(Numa experiência única da MOJU procurou-se reunir a flora e a fauna algarvia num só local, para observação e manipulação do público)

Maquete: Causas da Desflorestação
(Demonstração das actividades humanas com maior impacto negativo na Floresta, nomeadamente, incêndios e abate de árvores para a indústria, para a pastorícia, para a agricultura e para o crescimento civilizacional)
 
Em conclusão da participação na NEI'11 fazemos aqui um agradecimento especial a todas as turmas, professores, pais e crianças que passaram pelo stand ao longo de todo o dia. O envolvimento destes agentes em todos os postos de actividades permitiram a plena concretização dos objectivos a que nos propunhamos neste evento.
De igual modo, queremos agradecer à equipa do Centro Ciência Viva de Tavira e ao Centro Comercial Ria Shopping (Olhão) pela abertura e colaboração em todos os momentos, bem como à equipa de voluntários que facilitou a organização dos visitantes ao longo do dia.