Mensagens

Vamos Salvar as Florestas!

DICA: Prefira as facturas electrónicas às de papel!

Utilize a Regra dos 3 R's: Reutilize as embalagens de papel, Recicle o papel e Reduza a utilização de papel.

Sabia que 90% da energia consumida pela sua máquina de lavar é gasta apenas no aquecimento da água? Proteja o ambiente utilizando um detergente que permita lavar a frio, não vai sentir diferença, hoje em dia existem poucos materiais que precisem de ser lavados a quente.

DICA: Quando for passear tome medidas na prevenção de incêncios.

Viva aquí e agora! Caminhe pela floresta, brinque de pique, corra cortando os ventos! Isso é ser feliz! Viva! Claudimar Maia

DICA: Evite gastos desnecessários de papel.

Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.” GreenPeace

DICA: Utilize embalagens ecológicas. Apesar de todas causarem impactos ambientais às embalagens de vidro e de leite são as mais reaproveitáveis.

"Be the change you want to see in the world" Mahatma Gandhi

DICA: Prefira secar as mãos nos secadores em vez dos papéis, nas casas-de-banho públicas. Apesar de gastar energia, o secador é a melhor opção, pois assim você minimiza o derrube de árvores e a fabricação de papel, onde também gastaria energia.

Cuidar
Do ar
Do mar
Da terra
Da mata
Da floresta
Do mundo.
Beatrice Schmitke

Derrubar uma árvore é derrubar uma vida.

A ignorância do homem chega a ser tão grande, que poluem o meio-ambiente e as árvores e esquecem que estão sendo poluídos 2 vezes mais

Caminhe pelo jardim, não inveje a floresta. Claudimar Maia

Se afago a madeira,
afago a árvore.
A floresta persiste
em cada móvel.
Mesas, cadeiras e armários
são árvores amnésicas.
Valter da Rosa Borges

Caminhada


Dia 5 de Outubro a MOJU vai fazer uma caminhada de inspiração natural. Com diversas actividades incluídas como a libertação de uma ave, a plantação de árvores e uma merenda.

Queremos que, com esta actividade os participantes vivam e vivenciem o que de melhor a Natureza tem para nos dar.

Vamos sentir o toque do vento, o aroma da flores, o verde as árvores, o chilrear dos pássaros enquanto saboreamos este contacto na companhia de amigos.

Junte-se a nós!!

............................................................................................................................

À semelhança de outras actividades do projecto que envolveram a mobilização da população, também a Caminhada teve aderência da comunidade.

Apesar de ser feriado, logo bem cedo se começou a formar um grupo significativo junto à sede da MOJU, visivelmente animado e cheio de energia para as actividades que se seguiriam.

 
Ao "toque" de saída o grupo iniciou a marcha, mantendo sempre a boa disposição. Ao longo do caminho houve tempo para a troca de histórias e para pequenas conversas informais sobre Sustentabilidade Florestal.

No ponto de chegada - Pinheiros de Marim - esperava os participantes mantas dispostas e uma merenda para todos reporem energias depois do esforço físico.

Após alguns minutos de convívio e relaxamento, o grupo encontrou-se com a equipa técnica do RIAS- Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens para se proceder à libertação de um Peneireiro Comum (Falco Tinnunculus), carinhosamente baptizado de "MOJU".



Ao final do dia, a terceira actividade inerente a esta Caminhada foi efectivada, com a plantação de algumas espécies de árvores autóctones fornecidas pela Direcção Regional da AFN - Autoridade Florestal Nacional, num espaço gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Olhão.





A Equipa Técnica do "Setembro Verde" agradece assim a todas as entidades envolvidas acima mencionadas pela sua colaboração e disponibilidade em participar no presente projecto.
Igualmente fazemos um agradecimento a todos os participantes da Caminhada, quer individuais como os jovens do Projecto "Bom Sucesso".
Finalmente, um agradecimento especial a Marco dos Santos (Multi Arte) pela construção da placa de madeira celebrativa da iniciativa da MOJU.

Foi com o esforço de todos que conseguimos trabalhar e sedimentar a aquisição de conhecimentos e competências associadas à Sustentabilidade Florestal.