Mensagens

Vamos Salvar as Florestas!

DICA: Prefira as facturas electrónicas às de papel!

Utilize a Regra dos 3 R's: Reutilize as embalagens de papel, Recicle o papel e Reduza a utilização de papel.

Sabia que 90% da energia consumida pela sua máquina de lavar é gasta apenas no aquecimento da água? Proteja o ambiente utilizando um detergente que permita lavar a frio, não vai sentir diferença, hoje em dia existem poucos materiais que precisem de ser lavados a quente.

DICA: Quando for passear tome medidas na prevenção de incêncios.

Viva aquí e agora! Caminhe pela floresta, brinque de pique, corra cortando os ventos! Isso é ser feliz! Viva! Claudimar Maia

DICA: Evite gastos desnecessários de papel.

Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.” GreenPeace

DICA: Utilize embalagens ecológicas. Apesar de todas causarem impactos ambientais às embalagens de vidro e de leite são as mais reaproveitáveis.

"Be the change you want to see in the world" Mahatma Gandhi

DICA: Prefira secar as mãos nos secadores em vez dos papéis, nas casas-de-banho públicas. Apesar de gastar energia, o secador é a melhor opção, pois assim você minimiza o derrube de árvores e a fabricação de papel, onde também gastaria energia.

Cuidar
Do ar
Do mar
Da terra
Da mata
Da floresta
Do mundo.
Beatrice Schmitke

Derrubar uma árvore é derrubar uma vida.

A ignorância do homem chega a ser tão grande, que poluem o meio-ambiente e as árvores e esquecem que estão sendo poluídos 2 vezes mais

Caminhe pelo jardim, não inveje a floresta. Claudimar Maia

Se afago a madeira,
afago a árvore.
A floresta persiste
em cada móvel.
Mesas, cadeiras e armários
são árvores amnésicas.
Valter da Rosa Borges

Acções de Formação às Escolas


Este é o espaço dedicado à formação e educação ambiental da população escolar, recorrendo-se para o efeito à dinamização de Acções de Formação, com a realização de dinâmicas de grupo, brainstorming, apresentação teórica e discussão da temática.


Objectivo Geral:
- Formar e educar a população para as temáticas associadas à Sustentabilidade Florestal:

Objectivos Específicos:
- Discutir problemas e comportamentos-problema no que respeita à preservação da Natureza - florestas;
- Formar mentalidades para o conceito de Sustentabilidade Florestal;
- Incutir comportamentos gerais de protecção ambiental, com maior especificidade para comportamentos associados à promoção da Sustentabilidade Florestal;
- Promover uma relação de afinidade e empatia entre os formandos e a floresta;

Duração: 90 minutos
Público-alvo: alunos do 2º e do 3º ciclo         
Nº de discentes por sessão: 25 alunos

Estrutura da sessão:


Duração
Actividades
0’’
15 mins
Apresentação e Dinâmica de quebra-gelo
15’’
10 mins
Brainstorming sobre o tema “Floresta” e “Sustentabilidade Florestal”
25’’
20 mins
Apresentação da teoria adjacente à Sustentabilidade Florestal
45’’
30 mins
Jogos e Dinâmicas de Sensibilização
75’’
10 mins
Discussão e finalização da temática
90’’
5 mins
Término e avaliação oral da sessão

............................................................................................................................

A aderência a esta fase do projecto é de louvar. Foram várias as escolas da cidade de Olhão que se mostraram interessadas em ter acções de formação dirigidas aos seus alunos com o fim de se trabalhar a temática da Sustentabilidade Florestal.

Sendo um tema que se destaca por si só pela importância que tem, depressa se mostrou igualmente pertinente pois ia ao encontro do conteúdo programático da disciplina de Ciências no 3.º ciclo.

Assim, ao longo de dois meses, o Projecto "Setembro Verde" correu as escolas do concelho de Olhão, promovendo a consciencialização da importância das florestas e a alteração de comportamentos com impacto negativo no meio ambiente.

De referir que esta fase do projecto contou com a colaboração da Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, que disponibilizou um técnico de Educação Ambiental para trabalhar com a MOJU na preparação e realização das acções de formação.

À Equipa Técnica do Setembro Verde resta apenas agradecer ao Dr.º Edgar Ribeiro (Almargem), bem como a todos os professores e alunos que permitiram a realização desta actividade.

A disponibilidade e empenho de todos ajudaram no sucesso do projecto no que toca ao objectivo de formar e educar a população para as temáticas associadas à Sustentabilidade Florestal.